quarta-feira, 15 de abril de 2009

OS JOVENS SÃO DESINTERESSADOS OU DESORIENTADOS?

Os jovens estão caminhando cada vez mais para um lado superficial da vida, isto é fato, mas não significa que não se preocupem com os problemas sociais e políticos dessa era. Podemos perceber isso, analisando algumas pesquisas realizadas sobre o tema, que afirmam que "os jovens preocupam-se com o desmprego, educação e saúde pública e nem tanto com a política e problemas ambientais, vemos isso como um equívico já que os respectivos temas envolvem-se diretamente com a política.
A grande questão para debate seria então, a área ambiental, visto que o consumismo do jovem do século XXI é o mais questionado, o que se torna um caso de reflexão para os mais experientes que devem trabalhar com a conscientização. Afinal, será tudo para a juventude, e, futuramente poderá não haver mais nada na natureza.
É possível citar inúmeros fatores que levam a juventude à alienação, mas quero atear-me a um em especial que é a mentalidade das pessoas entre 14 e 20 anos, que nada mais é que um problema provocado pela falta de orientação familiar, o que faz com que os jovens se encantem por qualquer coisa da televisão e da internet. Não é uma era de jovens alienados e desinteressados, mas de uma geração que necessita mais do que nunca de um direcionamento familiar.

(Atividade desenvolvida na Disciplina Língua Portuguesa sob orientação da profª. Aricleide Tavares - Texto produzido pela aluna Talita dos Santos - 301T)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A VIDA SOCIAL DA JUVENTUDE MODERNA

Basta meia hora de conversa com os jovens para que se perceba que não fazem questão de votar, ou de criar algum projeto social ou sobre o desmatamento, e isso já é o suficiente, para que façam repetitivas comparações com a juventude do passado.
É certo que depois de tantos anos, já não tentamos e nem fazemos planos mirabolantes para que seja feito tudo o que é preciso, porque se por um acaso conseguíssemos que tudo entrasse no eixo, tomaríamos a juventude de várias gerações futuras, o que levaria muito tempo...
O jovem precisa de estímulos. Se os adultos sempre os ouvissem, certamente, falariam mais. E se todos os empregos fossem valorizados, não pensariam mais em ser só mais um desempregado, e escolheriam profissões que tivessem mais a ver com a sua vocação.
Há desinteresse sim, mas há falta de oportunidade também. É como tudo na vida, que nem sempre as coisas vêm quando se quer... quando chegam, já somos adultos esperando pela geração do momento... mas aí, já não se é mais tão ousado quanto antes, somos individualistas e consumistas sim, porque o mundo de hoje nos permite isso.
Texto produzido pela aluna Elza Rigueira Costa-M3TR01-301