quarta-feira, 15 de abril de 2009

OS JOVENS SÃO DESINTERESSADOS OU DESORIENTADOS?

Os jovens estão caminhando cada vez mais para um lado superficial da vida, isto é fato, mas não significa que não se preocupem com os problemas sociais e políticos dessa era. Podemos perceber isso, analisando algumas pesquisas realizadas sobre o tema, que afirmam que "os jovens preocupam-se com o desmprego, educação e saúde pública e nem tanto com a política e problemas ambientais, vemos isso como um equívico já que os respectivos temas envolvem-se diretamente com a política.
A grande questão para debate seria então, a área ambiental, visto que o consumismo do jovem do século XXI é o mais questionado, o que se torna um caso de reflexão para os mais experientes que devem trabalhar com a conscientização. Afinal, será tudo para a juventude, e, futuramente poderá não haver mais nada na natureza.
É possível citar inúmeros fatores que levam a juventude à alienação, mas quero atear-me a um em especial que é a mentalidade das pessoas entre 14 e 20 anos, que nada mais é que um problema provocado pela falta de orientação familiar, o que faz com que os jovens se encantem por qualquer coisa da televisão e da internet. Não é uma era de jovens alienados e desinteressados, mas de uma geração que necessita mais do que nunca de um direcionamento familiar.

(Atividade desenvolvida na Disciplina Língua Portuguesa sob orientação da profª. Aricleide Tavares - Texto produzido pela aluna Talita dos Santos - 301T)

Um comentário:

  1. Gostei bastante do artigo! Concordo que a má estrutura familiar contribui bastante para que a TV e a internet façam o que bem entender da cabeça de jovens que são altamente influênciaveis. Mas há um porém... Não acha que a falta de um alicerce familiar, dá-se justamente porque os pais não o tiveram. Se sim, por que isso acontece? Quero dizer, o que faz com que a sociedade esteja desestruturada por inteira?

    ResponderExcluir